/ Inovações

MEDIDOR CONTÍNUO DE GLICEMIA

FREESTYLE LIBRE
Sistema Flash de Monitoramento de Glicose

Para as pessoas com glicogenose, que precisam monitorar a glicemia várias vezes ao dia, existe um medidor contínuo de glicose que reduz consideravelmente a quantidade de furadas com lancetas e uso de tiras com sangue. Com ele você pode conferir a glicemia sem dor a qualquer momento e em qualquer lugar.

O Sistema Flash de Monitoramento de Glicose FreeStyle Libre é indicado para medir os níveis de glicose no fluído intersticial a partir dos 4 anos de idade. O sistema é muito discreto, e consiste em um pequeno sensor (semelhante a uma moeda de 1 real), aplicado na parte posterior superior do braço, que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados durante o dia e a noite. A aplicação pode ser realizada pelo próprio paciente, com o uso de um aplicador simples e descartável, que insere sob a pele um filamento estéril e flexível, que permanece fixo por 14 dias. Para verificar a glicemia, deve-se aproximar o leitor do sensor, que captura as informações do sensor por meio de um rápido scan de 1 segundo, inclusive sobre a roupa com espessura de até 4mm.

Cada leitura do sensor fornece dados atualizados da glicose, o histórico glicêmico das últimas 8 horas e uma seta de tendência mostrando se a glicose está subindo, baixando ou mudando lentamente. Esses dados são importantes para definir as ações necessárias para se manter uma glicemia dentro dos padrões esperados, evitando-se assim uma hipoglicemia. O leitor oferece gráficos fáceis de entender com um breve resumo do histórico da glicose. Por armazenar os dados medidos da glicose por 90 dias, pode-se ter um panorama completo de como a curva glicêmica se comporta de acordo com os horários do dia e das alimentações. Permite desse modo uma melhor avaliação dos horários mais vulneráveis, com maiores chances de hipoglicemia, trazendo um maior controle e auxiliando nos ajustes necessários.

Você pode transferir os dados armazenados no leitor do seu FreeStyle Libre para seu computador, a fim de analisá-los melhor, para isso precisará baixar o software do FreeStyle Libre. Você pode tomar banho, nadar ou praticar exercícios físicos. O sensor do FreeStyle Libre foi desenvolvido para ser resistente à água (em até 1 metro de profundidade) e durar até 14 dias.

ATENÇAO: Há três circunstâncias nas quais o teste de glicemia capilar de ponta de dedo é necessário: a) Durante períodos de rápida alteração nos níveis da glicose (a glicose do fluido intersticial pode não refletir com precisão o nível da glicose no sangue); b) Para confirmar uma hipoglicemia ou uma iminente hipoglicemia registrada pelo sensor; c) Quando os sintomas não corresponderem às leituras do sistema flash de monitoramento da glicose.


MAIS INFORMAÇOES sobre o sistema, modo
de aplicação e onde encontrar, ver o site do fabricante:
www.freestylelibre.com.br/index.html





• Reduced colonic fermentation [1] • May indicate improved digestibility and reduced GI symptoms • Melhora a qualidade de vida

[1] Correia CE, Bhattacharaya K, Lee PJ, Shuster JJ, Thriaque DW, Shankar MN, Smit PA, Weinstein DA. Use of modifi ed cornstarch therapy to extend fasting in glycogen storage disease types Ia and Ib. American Journal of Clinical Nutrition (2008) 88: 1272-6.

[2] Bhattacharya K, Orton RC, Qi X, Mundy H, Morley DW, Champion MP, Eaton S, Tester RF, Lee PJ. A novel starch for the treatment of glycogen storage diseases. Journal of Inherited Metabolic Disease (2007) 30: 350-7.

[3] Maritz CM, Cousins A, Murphy E. Reduction in insulin response in a patient with GSD1 using a new modified starch: Case report. Molecular Genetics and Metabolism (2009) 98: 39.

[4] Humphrey MS. The use of Glycosade™ to extend fasting tolerance and improve oral intake in GSD1b. Molecular Genetics and Metabolism (2009) 98:116.

[5] Mullally M, Mundy H, Champion M, Gick J, Eardley J, Emery P. Retrospective Evaluation of Clinical Practice: Using a Modified Cornstarch in the Management of Glycogen Storage

MAIS INFORMAÇOES sobre o produto,
ver no site do fabricante:
https://www.nestlehealthscience.com/vitaflo/conditions/carbohydrate-metabolism/glycosade, GLYCOSADEUSA.COM.

GLYCOSADE

Desenvolvido pela empresa Vitaflo®, é um amido de milho modificado, de liberação lenta, que pode ajudar a manter os níveis sanguíneos de açúcar normais por mais tempo e prevenir a hipoglicemia.

INDICAÇAO:

Para o manejo dietético de pacientes com glicogenose onde o uso de amido de longa duração é indicado. O Glycosade é indicado a partir dos 5 anos de idade nos Estados Unidos e a partir dos 2 anos de idade no Canadá.

COMO FUNCIONA:

Em pacientes com glicogenose um constante suprimento de glicose é necessário para manter os níveis de açúcar no sangue normais, para manter a glicemia dentro dos padrões normais. O Glycosade é feito de um tipo especial de amido de milho que é lentamente digerido e libera glicose para o organismo por várias horas. Assim, pode permitir mais horas de sono ininterrupto durante a noite e melhorar a qualidade de vida sem prejudicar o controle metabólico.

COMO UTILIZAR?

O Glycosade somente pode ser iniciado após prescrição e teste realizado pelo seu médico. Converse com seu médico para buscar esclarecimentos sobre o produto e se ele se aplica ao seu caso. A dose e forma de utilização deve ser definida pelo profissional especializado, que possui o conhecimento adequado sobre o produto, e varia conforme a idade, o peso e as condições clínicas do paciente.
O Glycosade pode ser misturado com água natural e tomado do mesmo modo como é usado o amido de milho tradicional. Usualmente um sachê de Glycosade é adicionado a 100 ml de água. Deve-se mexer bem até a completa dissolução e ingerido imediatamente. Sempre consulte o seu médico e nutricionista antes de alterar a dose. Podem ser necessários mais testes individuais.

INFORMAÇOES NUTRICIONAIS:

Ingredientes: Amido de Milho, Água.
Cada sachê de 60g de Glycosade possui a quantidade de carboidrato equivalente a aproximadamente 55g de amido de milho cru, e possui 211 Kcal.

BENEFÍCIOS:

. Digestão lenta do amido
. Liberação lenta da glicose
. Maior intervalo entre as doses do amido
. Pode eliminar a necessidade de alimentação enteral contínua noturna
. Mantém a normoglicemia por mais tempo
. Melhor duração comparada à terapia com o amido de milho simples
. Torna mais lenta a subida e queda nos níveis de glicose sanguínea
. Efetivo como alimentação noturna por prolongar a normoglicemia e permitir um  período mais longo de sono.
. Pode reduzir a resposta da insulina plasmática
. Evita o hiperinsulinismo
. Melhora o apetite
. Favorece a vontade de comer durante as refeições
. Pode prevenir o excesso do ganho de peso
. Melhora a flexibilidade no estilo de vida